Visitas Guiadas
Por arqueólogos ou outros técnicos especializados em património, utilizando os dados mais recentes produzidos pela investigação
-
Cromeleque dos Almendres e Anta Grande do Zambujeiro
Esta visita procura educar sobre a vida no período Neolítico através da visitação de alguns dos mais importantes monumentos megalíticos do mundo: o Cromeleque e Menir dos Almendres e a Anta Grande do Zambujeiro.
Procuramos oferecer um enquadramento arqueológico aprofundado sobre os períodos e os monumentos que visitamos, incluindo os aspectos técnicos, cronológicos e culturais da sua construção bem como diferentes dados sobre o quotidiano das pessoas que os construíram.
Para além destes dados sobre o mundo físico das comunidades neolíticas, procuramos partilhar também as diferentes interpretações formuladas pelos arqueólogos sobre o mundo da arte, das ideias e das crenças destes nossos antepassados.
Vamos falar sobre o momento em que, após o final da última era glaciar, a Humanidade aprende a domesticar as plantas e os animais e adopta um estilo de vida sedentário. É uma das maiores mudanças da nossa existência enquanto espécie, não apenas do ponto de vista económico mas também social e cultural.
Como todos os monumentos que visitamos estão enquadrados por uma paisagem natural também ela muito especial - o Montado - procuramos, complementarmente, dar algum enquadramento sobre as espécies principais como o sobreiro e a azinheira bem como alguma da fauna e flora que encontremos pelo caminho.
-
Sitios visitados: Cromeleque e Menir dos Almendres; Anta Grande do Zambujeiro
-
Duração: de cerca de 3 horas
-
Idiomas: Pode ser guiada em Português, Espanhol ou Inglês
-
Nº min e max de px: 3px (ou valor equivalente) a 7px por visita
-
Horários: Manhã (10h às 13h); Tarde (14h às 17h)
-
Custo: 30€ por pessoa